quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PIRÃO, CAMARÃO E "QUADRINHOS"!

Esse ano a cidade de Natal (de forma inédita) integrou o circuito de comemorações do Dia do Quadrinho Nacional (Enfim!). A iniciativa partiu do professor Luiz Élson que promoveu o evento nas dependências da Pinacoteca do Estado no Centro da cidade nos últimos dia 1 e 2 deste mês. Lugar privilegiado, marco histórico e antiga sede do Governo do Estado. 
Quem passou por lá  teve a oportundiade de participar de várias oficinas gratuitas promovidas por artistas locais. Havia ainda uma exposição contando um pouco da produção local por meio de artes originais e de capas de publicações potiguares e um bazar de livros e revistas do acervo particular do artista plástico e fundador do Grupehq, Emanoel Amaral. Inclusive edições rarissímas da MATURI da década de 80 e o fanzine ACUNHA do nosso amigo Marcos Garcia.

 Elson pacientemente ministra sua oficina
Marcamos presença na tarde do dia 2: particapamos de duas divertidas oficinas (veja a programação), distribuímos brindes made in Bahia e nos alegramos em ver que o caminhar rumo a criação de um calendário de eventos na Terra do Sol foi dado. 
Material histórico: Super-cupim do emanoel Amaral
O ano de 2011 foi o do "Bum!" dos quadrinhos potiguares: mais de 30 lançamentos impressos, webcomics a Bangu, participação no FIQ, primeira edição da FLIQ... mas, infelizmente em 2012 as coisas deram uma freada brusca. Foi um ano mais morno, com hiatos muito grande entre os acontecimentos e estes, por sua vez, foram frutos de iniciativas isoladas. Esperamos que com esse início, 2013 seja um ano de prosperidade e de retomada da produção local em grande estilo... pois a demanda existe! Vamos a ela então!

 A produção de uma hora: já dá uma revista!
 Emanoel Amaral em ação!


 A entrega de revistas a galera que ficou até o final da oficina de Joseniz
 Doação para Gibiteca Potiguar
 Entrega de "Terra de Lucas" e "Área 71" a Joseniz
Para quem quiser conferir mais fotos do evento fica o link do facebook, valeu?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...