sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Segunda edição da revista 9a Arte já está disponível

Por IHQ
O Impulso HQ conversou com Prof, Dr. Waldomiro Vergueiro sobre a publicação aceitar somente de doutores
Já está disponível para leitura online, o segundo número de 9a Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos, publicação do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
O projeto tem periodicidade semestral e está aberto a colaborações de pesquisadores de todas as áreas. De acordo com os editores, todas as submissões recebidas serão objeto de um processo de avaliação (peer review) por parte dos pesquisadores que fazem parte do Conselho Científico e/ou pesquisadores especialmente convidados.
São aceitos apenas artigos em que o autor, ou pelo menos um dos autores, tenha o título de doutor. Para esclarecer mais sobre essa questão da publicação aceitar apenas artigos de doutores, o Impulso HQ conversou com um dos nomes mais respeitados sobre História em Quadrinhos no universo acadêmico, e um dos responsáveis pela revista Waldomiro Vergueiro.
Waldomiro explica que no Brasil, as publicações acadêmicas são julgadas pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e classificadas em um sistema denominado Qualis, que mede a qualidade das publicações científicas. A CAPES só considera, para finalidades de avaliação dos cursos de pós-graduação, aqueles artigos publicados em revistas com níveis altos do Qualis. Assim, os cursos de pós-graduação estão de certa forma pressionando alunos e professores para que publiquem apenas em revistas com Qualis mais alto.
“No entanto, para uma revista atingir esses níveis, a presença de doutores como autores dos artigos é essencial. Isso cria um círculo vicioso: se a revista publica artigos de não doutores, não ascende aos níveis mais altos do Qualis, e daí não consegue atrair artigos de qualidade. É um sistema maquiavélico, com o qual eu particularmente não concordo, mas infelizmente é o que domina o meio acadêmico”, ressalta Waldomiro Vegueiro.
O acadêmico reforça que para a publicação seja respeitada no meio acadêmico, é essencial adotar a regra de publicar artigos escritos por doutores. Isso não quer dizer que alguém que não seja doutor não possa publicar na revista, apenas que ele ou ela teria que escrever um artigo em parceria com um doutor. “É o caso, por exemplo, de um aluno de pós-graduação que escreve um artigo sobre seu trabalho, em co-autoria com seu orientador”, informou o entrevistado.

E Waldomiro completou dizendo que a CAPES inclusive incentiva esse tipo de parceria. “Eu sei que é uma medida antipática e aparentemente discriminatória em relação àqueles que ainda não possuem o doutorado, mas infelizmente temos que seguir as regras que dominam a área científica. E tem um outro aspecto também: para nós é muito importante que a revista possa ser bem conceituada no Qualis, não pela classificação em si, mas principalmente porque isso coloca as histórias em quadrinhos em um patamar mais alto de respeito acadêmico. Nós não podemos abrir mão disso.”
A revista 9º Arte não é a única publicação no meio acadêmico a falar sobre HQ, existe sempre a possibilidade de publicar artigos científicos sobre quadrinhos em revistas de comunicação, educação, história, ciências sociais, letras, etc. Mas Waldomiro reforça que “a revista 9a Arte é a ÚNICA, no Brasil, exclusivamente sobre quadrinhos. Pretendemos que ela seja referência nacional e internacional e por isso seguimos normas rígidas de avaliação e aceitação dos artigos. Temos um Conselho Editorial composto por pessoas com uma trajetória respeitável de pesquisa na área de quadrinhos, inclusive pesquisadores internacionais”.
Nesta segunda edição, a revista 9a Arte tem as contribuições de pesquisadores como John Lent, Valéria Bari, Hylio Laganá Fernandes, Maria da Penha Pereira Lins, Ivan Siqueira, Elydio dos Santos Neto, Andrea de Araújo Nogueira, Rodrigo Mota e Walter Correia, além de contar com resenhas preparadas por Ediliane de Oliveira Boff e Victor Wanderley Correa.
A revista eletrônica, que está disponível no endereço www.eca.usp.br/nonaarte. Mais informações sobre o Sistema Qualis, clique aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...