quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Art Thiebert concede uma entrevista exclusiva ao Studio Made in PB:com um dos mais talentosos artistas das HQs

Por Paloma Diniz - Studio Made in PB
Atencioso para comigo. Adorável pessoa. Admirável sua carreira. Arthur ou ArtThibert é apaixonado pelo que faz. Com uma história não muito diferente de todos nós que trabalhamos com histórias em quadrinhos, mas com particularidades e grandiosidades de poucos, Art Thibert respondeu seis (06) pequenas e profundas questões ligadas à sua profissão de arte finalista, seu atual projeto independente atual e umas curiosidades que uma pessoa atrevida como eu perguntaria. Eu já admirava seu trabalho e depois de bater um papo com ele e trocar e-mail, eu o admiro ainda mais. É por causa de profissionais como Art Thibert que tenho orgulho em dizer que sou arte finalista. Espero que gostem desta pequena entrevista. Boa Leitura!

Art Thiebert Teaser - 01
Art Thibert: Um dos grandes profissionais da indústria norte-americana de HQs
Paloma Diniz: Quais artistas influenciaram você de trabalhar em quadrinhos, ou que te levou a trabalhar com quadrinhos?
 Art Thiebert: Eu sempre li gibis quando eu era criança. Acho que minha maior porta de entrada foi a de que série de TV Batman da década de 1960. Eu era um fã do Batman enorme para todos os meus primeiros quadrinhos foram Batman. Como primeiras influências artísticas Neal Adams e Gil Kane inspiraram-me, mais tarde, eram artistas como Art Adams, Kevin Nowlan e Burne John. Agora, a minha maior influência é Joe Bennett. Este desenhista é incrível, toda vez que eu faço arte final sobre seus desenhos eu aprendo muito.


PN: Você é desenhista, escritor e arte finalista. No Brasil, conhecemos mais o seu trabalho com arte finalista. Você prefere ser arte finalista? E a resposta sendo “sim”, o que o levou a ser um arte finalista?
AT: Eu nunca escrevi para os quadrinhos para o mainstream, mas escrevo meus próprios livros indy como Black & White e Chrono Mechanics. Também no passado, eu escrevi umas montagens de animação para programas de TV e, mais recentemente, eu estou escrevendo uma reinvenção de Black & White e adaptando o romance gráfico de Chrono Mechanics tanto como um romance e um roteiro de cinema. Atualmente, eu estou desenhando quadrinhos tradicionais – tanto pra DC quanto Marvel. Na verdade, eu comecei como desenhista da DC, eu desenhei Time Masters uma maxi-série e algumas edições de Warlord e Teen Titans Spotlight. Para a Marvel, eu trabalhei com Jim Lee quando ele foi o desenhista dos X-Men e posteriormente fui o desenhista de outro personagem dos X-Men, o Cable, em seu título regular. Você está certa, eu trabalho principalmente como arte finalista . Eu sou muito mais rápido como um arte-finalista, mas verdade seja dita, eu amo realmente observar o nanquim cobrindo o grafite! Mesmo quando eu desenho minhas próprias coisas, eu sempre as arte finalizo. Só assim eu sinto que o trabalho está completo. Eu acredito realmente que amo uma linha fina com tinta!

PN: Na sua opinião, qual é a diferença entre arte final artística e arte final digital? Qual a sua preferência?
AT: Eu gosto de utilizar tinta, caneta e pincel sobre a arte. Eu gosto do mais tradicional e orgânica. O uso do computador deixa o trabalho um tanto “falso”, não me parece honesto. No final do dia, com o trabalho tradicional tenho uma  arte original, com o uso de um computador eu terei apenas um arquivo. Eu não estou dizendo que eu nunca vou usar o computador, eu o utilizo agora para limpezas e às vezes para realçar os contrastes, mas realmente gosto da maneira tátil de colocar a tinta sobre o papel.
Teaser Multiplo
Gavião Negro, Black & White e Chrono Mechanics, projetos com talento de Thiebert
PN: As novas tecnologias, como por exemplo a Cintiq, irão substituir a arte final artística?
AT: Tanto quanto é, eu acho que é uma questão de preferência pessoal.

PN: Você falou comigo sobre projeto Chrono Mechanics estar no *Kickstarter. Por favor, fale mais a respeito. Esteprojeto pode chegar ao Brasil?
AT: É realmente uma pena que você não pode obter Chrono Mechanics no Brasil! Os livros originais sairam há alguns anos e, provavelmente, não foram amplamente distribuídos em outros países. A coisa boa sobre a Chrono Mechanics no Kickstarter é que ele vai permitir a todos o acesso a este material.
O conceito de Chrono Mechanics é simples. Tempo é, literalmente, uma grande máquina, que foi construída no próprio tecido do tempo e do espaço. Como todos sabem, as máquinas quebram, e porque este é antiga – eu quero dizer muito, muito velha – ela quebra MUITO! A Chrono Inc. foi criada para monitorar e reparar esta máquina. Eles empregam diversos indivíduos ao longo do tempo (Time Repairmen / Reparadores do Tempo) para concertar esta grande máquina conhecida como TEMPO. Minha história centra-se na Equipe 9,2  do Setor 7 e suas façanhas hilariantes como os melhores Reparadores do Tempo que Chrono Inc. já conheceu. Eu estou muito animado com o site Kickstarter porque eu posso levar a um novo público (como o bom pessoal do Brasil) o maravilhoso e maluco mundo sci-fi de Chrono Mechanics! Será uma coleção com todas as histórias ja publicadas. Haverá também um monte de extras. Eu estou chamando a coleção, “Potholes in the Cosmic Road” ( algo como “Buracos na Estrada Cósmica”), eu estou esperando o resultado da arrecadação do Kickstarter na próxima semana (semana de 07 de fevereiro).
Chrono_Mechanics_by_aethibert
Chrono Mechanics: Projeto de Art Thiebert, que você pode adquirir através do site Kickstarter
PN: Para finalizar um pergunta de fã: Como foi fazer a arte final da revista A Morte do Super-Homem? Eu sou uma garota muito curiosa…
AT: Eu realmente não trabalhei na HQ da Morte do Super-Homem. Eu fiz lápis e arte final de algumas das capas. No entanto, eu também contribui para a produção das edições do noivado e casamento de Lois e Clark. Isto foi boa diversão!
PN: Gostaria de agradecer pela atenção e gentiliza ao nos conceder esta entrevista!
AT: Obrigado a todos pelo apoio da minha carreira, e não se esqueçam de conferir o Chrono Mechanics no  Kickstarter!

NOTA:
Com um “senhor” currículo na profissão de ilustrador, criador e, em especial e maior evidência, arte finalista no mercado de histórias em quadrinhos, Art Thibert recentemente lançou no Kickstarter seu projeto intitulado Chrono Mechanics. O Kickstarter é um site semelhante ao site brasileiro Catarse. Onde artista buscam agaranhar fundos para seus projetos independentes.
Desde 07 de fevereiro o projeto de Art Thibert esta no Kickstarter. Para os interessados em colaborar com este projeto, basta acessar o site e adquirir uma das cotas de apoio, para cada cota, há um “brinde” recíproco. Desde um souvenir até edições autografadas e tudo mais. As cotas são crescentes e a contrapartida é recíproca e proporcional.O período para você contribuir para este projeto vai até o dia 17 de março deste ano.
Para colaborar com o projeto Chrono Mechanics de Art Thibert, basta acessar este LINK.

Art Thibert Image Gallery


Para saber um pouco mais sobre a carreira de Art Thibert, acesse:
WIKIPEDIA
Para conferir mais do trabalho de Art Thibert, acesse:
Comic Art Community
deviantART

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...