terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mauricio de Sousa confirma a Turma da Mônica ADULTA!

Mônica faz exatos 50 anos no dia 3 de março — sim, ela é do signo de Peixes. Foi nessa data, em 1963, que a personagem baixinha, gordinha e dentuça apareceu em uma tira do Cebolinha publicada na Folha de S.Paulo. Por tudo isso, 2013 é um ano especial para o tio Mauricio e, no meio das comemorações, o quadrinista confirmou para a própria Folha que o grande sonho dele vai realmente sair do papel. Trata-se da Turma da Mônica ADULTA.
Mauricio de Sousa vem falando desta terceira versão dos personagens há algum tempo. Inicialmente a intenção era fazer com que a Turma da Mônica Jovem (um grande sucesso editorial, aliás) envelhecesse junto com os leitores. Depois, a ideia foi abandonada, mas não impediu que o gibi trouxesse na edição 50 o casamento entre a Mônica e o Cebolinha — se passando, claro, no futuro, com os personagens um pouco mais velhos. Na época, na resenha publicada aqui , comentei que aquilo parecia um piloto de uma versão mais adulta da Mônica, Cebola e dos outros personagens — algo confirmado pelo Mauricio logo em seguida. Com o bom resultado do público e nas vendas, o próximo seria o planejamento da Turma da Mônica Adulta.
Muita coisa rolou do ano passado até agora. Na entrevista, Mauricio confirmou que a versão mais velha das próprias criações dele deve sair do papel em três anos. O prazo longo tem um motivo: o quadrinista e empresário quer contar com o envolvimento de um nome de peso. “Estamos negociando com o Walcyr Carrasco para fazer os roteiros da Turma da Mônica Adulta. Pelo brilho nos olhos dele, acho que aceitará”. Atualmente, Carrasco (que escreveu novelas como O Cravo e a Rosa e Gabriela) está escalado para a próxima novela das 21h da Globo, que virá depois de Salve Jorge. Sendo assim, o prazo de três anos seria para o autor terminar a novela, ter algum tipo de férias depois e, em seguida, se empenhar na criação dos gibis.
“Ao contrário da Mônica clássica e jovem, a versão adulta vai envelhecer com o público”, também disse o Mauricio.
Nesse momento imagino que muitos de vocês devem estar torcendo no nariz. Calma, a criação de uma Mônica adulta não quer dizer o fim dos outros gibis, até mesmo dos infantis. As outras linhas continuam e você pode ignorar a versão mais velha.

Também muitos devem reclamar do envolvimento de um autor global no projeto. O fato é que existem milhões que cresceram lendo a Turma da Mônica nestes últimos 50 anos e adorariam ver uma publicação com seus personagens preferidos enfrentando dificuldades e dentro de enredos próximos da vida real. (Quase) Exatamente como as novelas globais fazem.
Teve muita gente que achou que a Turma da Mônica Jovem seria um tiro no pé. Não foi. A versão adolescente e mangá da Mônica é o maior sucesso das histórias em quadrinhos no Brasil, vendendo 500 mil exemplares de uma só edição (mais até que o reboot da Liga da Justiça lá nos EUA). Dá para dizer, então, que tio Mauricio sabe o que está fazendo, principalmente ao chamar um autor de novelas que sempre conquistou boas audiências.
Por tudo isso, é melhor aguardar e esperar o que vai vir nesse projeto — principalmente agora que a Turma da Mônica Adulta é uma certeza.
Via: Judão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...