sexta-feira, 7 de março de 2014

Carlos Estefan fala sobre o sucesso de "Jones, Inc."




Após uma temporada de trabalho na Mauricio de Sousa Produções (MSP), o publicitário de Itu, Carlos Estefan, em parceria com Mauro Souza, deu início a um projeto que já se encaminha para a sua segunda edição: a história em quadrinhos (HQ) Jones, Inc., que nasceu no ambiente virtual (pelo qual foi indicada ao Troféu HQ Mix na categoria de melhor web quadrinhos), mas também migrou para forma impressa. As histórias podem ser acompanhadas e compradas no site: www.jonesinc.com.br. 


"A primeira vez que pensamos em fazer algo juntos foi a partir de julho de 2012. Trabalhávamos juntos na MSP, e como o Mauro já havia conhecido meu trabalho, conversamos sobre desenvolver algo de quadrinhos juntos. A partir de então - e até hoje é assim - eu faço a criação de personagens/ história e o Mauro trabalha na arte", resume Carlos sobre a relação que deu certo desde o início da amizade. "Nós tivemos a sorte de nos dar bem desde o início. Somos totalmente aberto a sugestões, críticas e elogios, o que facilita muito no nosso trabalho. Quando um de nós tem uma opinião de algo que poderia ficar melhor, fala pro outro." 


E a parceria com o projeto tem dado frutos: recentemente, foram contemplados pelo edital de história em quadrinhos do Programa de Ação Cultural (Proac), com uma verba de R$ 40 mil para desenvolver o projeto Ópera Jones, um desdobramento das histórias dos Jones, e que deverá ser lançado no segundo semestre de 2014. Sobre o projeto, eles ainda preferem não adiantar muita coisa. 

O projeto base da Jones, Inc. previa, apenas, a publicação semanal online. A opção era que a narrativa se desenrolasse em episódios, com começo, meio e fim, mesmo fazendo parte de uma história maior, que eles chamam de temporada. "Foi apenas durante o Festival Internacional de Quadrinhos, de Belo Horizonte, em 2013, que percebemos que muitas pessoas, mas muitas mesmo, estavam esperando essa primeira temporada impressa. Percebemos um potencial no negócio, e resolvemos criar um projeto gráfico novo, exclusivo para impressão. E, de quebra, chamamos o mestre da ilustração (hoje, felizmente, também um grande amigo) Pedro Mauro para ilustrar uma história online extra, exclusiva para quem comprar a edição impressa", conta Carlos. A segunda edição impressa já está em produção: atualmente, está em andamento no site, mas o lançamento previsto da edição em papel está marcado para julho deste ano."Ela impressa nos dá muito mais visibilidade no mercado, por isso trabalhamos muito no seu projeto gráfico. A distribuição por enquanto é por nós mesmos. A ideia é publicar ao menos duas temporadas por ano, e uma graphic novel a cada dois anos", planejam. 
Outras mídias 

A primeira edição de Jones, Inc. foi totalmente independente. Como conta Carlos, pagaram do próprio bolso, sem qualquer intermédio de outra instituição. "A única coisa que foi feita foi uma pré-venda (em dezembro do ano passado), para angariarmos parte dos custos de gráfica e, principalmente, para saber quantas pessoas realmente queriam comprar algo dos Jones. A resposta foi muito melhor do que esperávamos, conseguimos vender mais de cem exemplares em pouco mais de duas semanas. Hoje, quem quer adquirir um exemplar, pode comprar no nosso site (http://jonesinc.com.br/loja - mandamos autografado) ou mesmo nas lojas especializadas em quadrinhos da cidade de São Paulo", comemora Carlos. 

Tamanho o potencial dos personagens criados por Carlos e Mauro, que os próximos passos, adiantam, é levá-los para outras mídias como TV, cinema, e também merchandising. Aliás, a ideia com essa HQ é difundir os personagens e a marca. "Hoje em dia, trabalhar com quadrinhos independentes dá muito trabalho (com o perdão da redundância proposital). A renda ainda é muito baixa, então estamos nos planejando para abordar outras mídias com os nossos personagens. Ainda não podemos revelar muitos detalhes, mas já dá para adiantar que estamos pensando grande", explica Carlos.

Via Cruzeiro do Sul
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...