segunda-feira, 24 de março de 2014

Histórias de Miltom Hatoum serão levadas para os quadrinhos e para o cinema

Histórias de Miltom Hatoum serão levadas para os quadrinhos e para o cinema.
‘Relatos de um Certo Oriente e ‘O Adeus do Comandante’ são longas que estrearão nos cinemas em 2015, enquanto 'Dois Irmãos' vai virar série na Globo e uma HQ.                                                                
Os irmãos gêmeos mais ilustres da literatura amazonense, Omar e Yakub, personagens do livro ‘Dois Irmãos’, do escritor Milton Hatoum — que será adaptado para uma minissérie da Rede Globo —, protagonizarão uma versão em quadrinhos da obra. E nada melhor para assinar as 250 páginas da história, que se passa às margens do Rio Negro, do que outros gêmeos famosos: Fábio Moon e Gabriel Bá, considerados os melhores quadrinheiros da atualidade.
A HQ está em processo de finalização e será lançada em novembro, mas, antecipadamente, já foi vendida para editoras francesas e italianas. Por telefone, o escritor revelou também haver interesse de editoras alemãs e americanas nos quadrinhos com a história baré. “Existe uma multidão de jovens que adoram quadrinhos”, destacou Milton.
Esta não é a única novidade do autor. Ele, que será homenageado na ‘18ª Feira Pan-Amazônica do Livro do Pará’, que acontece de 30 de maio a 8 de junho, ainda premiará seus leitores com adaptações cinematográficas. “‘Relatos de um Certo Oriente’, com direção de Marcelo Gomes, e ‘O Adeus do Comandante’, dirigido por Sérgio Machado, são longas que estrearão nos cinemas em 2015”, revelou Hatoum, que recentemente foi reconhecido como ‘Cidadão do Pará’ pela Assembleia Legislativa do Pará.
Sobre as versões para as telonas, ele comentou que as histórias sofrem algumas alterações por conta das linguagens diferentes. “O romance é mais complexo que o cinema, do ponto de vista psicológico. Em compensação, o cinema pode ganhar em muitos aspectos, por exemplo, nas imagens. Mas, o fundamental é que o roteiro expresse a essência do romance”, enfatizou o escritor.
Minissérie
Sobre uma das minisséries mais aguardadas, também baseada no livro ‘Dois Irmãos’, Milton Hatoum, revelou alguns detalhes da produção. “A direção será de Luiz Fernando Carvalho, o mesmo que dirigiu ‘Lavoura Arcaica’, e as filmagens devem começar em agosto ou setembro. O roteiro é de Maria Camargo e o ator Wagner Moura interpretará os irmãos gêmeos Omar e Yakub”, confirmou. A série de dez capítulos será levada ao ar no segundo semestre de 2015. Os direitos autorais estão em poder da emissora há seis anos, com renovação bienal.
Homenagem
A ‘18ª Feira Pan-Amazônica do Livro do Pará’ acontecerá entre os dias 30 maio e 8 de junho, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A programação reservará um momento especial para comemorar o centenário de Dorival Caymmi. A sustentabilidade também estará em foco, no debate com a apresentadora Regina Casé. Futebol, literatura e cinema também entrarão na discussão. Entre as personalidades internacionais, está o escritor francês Roger Chartier.
Bá e Moon
Com trabalhos publicados nos Estados Unidos, Itália e Espanha, os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon são uns dos quadrinistas mais renomados do Brasil. Eles foram os primeiros brasileiros a ganharem o Prêmio Eisner de quadrinhos. Trabalhos e um pouco da história de ambos estão disponíveis no blog http://10paezinhos.blog.uol.com.br/
Via D24AM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...