sábado, 15 de março de 2014

Chega ao final a primeira trilogia de histórias em quadrinhos de Ribeirão Preto

Por Renato Lebeau - IHQ
O terceiro volume da coletânea Ribeirão Preto em Quadrinhos, RPHQ, será lançado no dia 14 de março na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Ribeirão Preto, a partir das 19h. O projeto RPHQ surgiu em 2011 com o objetivo de publicar um único álbum. No entanto, o que era para ser um projeto despretensioso entre amigos de profissão, acabou se tornando uma das maiores representações artísticas em homenagem à cidade.

A coletânea chegou a sua terceira edição mais rechonchuda, com um total de 42 artistas. O álbum colorido de 44 páginas será distribuído gratuitamente. Nos três volumes, o projeto reuniu 73 profissionais, entre ilustradores, coloristas, designers e roteiristas. Trabalhos coletivos desenvolvidos em oficinas gratuitas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social também participaram das publicações.
Segundo Cordeiro de Sá, organizador, o trabalho deu certo justamente pela participação de muita gente. “Conseguimos mobilizar e reunir muitos talentos valorosos que, em grupo, ganharam mais visibilidade e atraíram a atenção do público de forma contundente. Além disso, Ribeirão Preto é um mar de possibilidades, de causos e personagens, que praticamente pedem para serem retratados ou inventados”.
A qualidade da RPHQ pode ser medida com a indicação das duas últimas edições ao Troféu HQMIX, o mais importante prêmio brasileiro para o segmento, organizado anualmente pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag), com apoio do Sesc Pompeia.
Outro ponto importante, e que demonstra a boa aceitação do público, é a quantidade crescente de curtidas na “fanpage” do projeto e o número de downloads gratuitos na internet. Somados, os dois primeiros volumes já foram baixados mais de 7 mil vezes, o que extrapolou o número de 2 mil edições impressas de cada um, já esgotadas.
O terceiro volume da RPHQ conta com 19 novos artistas que não haviam participado das publicações anteriores. Entre eles está Nicolas de Cardoso, animador que vem se dedicando à ilustração e pintura digital. “A melhor parte desse trabalho é poder valorizar a memória e o patrimônio cultural, ao mesmo tempo que podemos ver Ribeirão ganhar espaço no universo pop, entre tantas São Paulos, Nova Yorkes e Tókios imaginárias”.
Apesar do sucesso alcançado pela coletânea, a organização tem novos planos. Cordeiro de Sá explica que o projeto ganhou envergadura de selo, que viabilizará novos projetos.
Em 2013, já pelo selo RPHQ, saiu a graphic novel “Malu, memórias de uma trans”, uma história baseada em relatos e fatos reais sobre o universo LGBT. A publicação é considerado uma das pioneiras do gênero e teve destaque em espaços importantes, como no Fórum Mundial dos Direitos Humanos, em Brasília, e no Museu da Diversidade, de São Paulo.
Tanto as primeiras edições da RPHQ quanto a graphic novel “Malu, memórias de uma trans” estão disponíveis para visualização e download gratuitos a partir da fanpagewww.facebook.com/ribeiraopretoemquadrinhos.
O volume 3 da coletânea RPHQ foi realizada pelo selo RPHQ, teve patrocínio do Senac e do Programa de incentivo cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, apoio da Atômica Filmes, Ideatore Comunicação, Arte em Giclê, Sweet Care e Instituto do Livro de Ribeirão Preto.
Participaram desta edição: Adriano Andreolli, Alan Barbosa, Ana Marcia Zago, Arnaldo Junior, Arnaldo Neto, Beto Candia, Biu, Caetano Cury Nardy, Carla Mimessi, Carlos Reno, Celina Sayaka Kimura, Cordeiro de Sá, Danilo Medeiros, Douglas de Azevedo Rogério, Dud, Gabi Registro, Gandolpho, Jessé Suursoo, Kerem de Freitas Barrocal, Leandro Ricardo da Silva, Lucas Sartorato Busatto, Marcelo Almeida, Marcelo Thomaz, Marcio Coelho, Matheus Botelho, Mouses Sagiorato, Nicolas de Cardoso, Paulo Fritoli, Quico Soares, Renato Andrade, Rodrigo Souza, Rodrigo Mazer, Saulo Michelin, Sergio Garrido, Sheila Ozsvath, Thomate, Valnei Andrade e Vinícius Souza, além da meninada do Educandário Sinhá Junqueira.
Ribeirão Preto em Quadrinhos 3
Dia 14 de março, às 19h
Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 Loja 2047 – Vila do Golf
Ribeirão Preto – SP
(16) 3904-3558

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...