quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Parabéns para todos nós: 145 anos de quadrinho nacional!

Muito se debate sobre a origem dos quadrinhos, e os argumentos podem tornar essa discussão bem mais ampla do que se imagina. Deixando essa polêmica de lado por um momento, aqui no Brasil, desde 1984, a data de 30 de janeiro foi instituída pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) para se comemorar o Dia do Quadrinho Nacional.

Mas por que esta data? Foi neste mesmo dia, no longínquo ano de 1869, que Angelo Agostini – um desenhista italiano radicado no Brasil desde os 16 anos – publicou o que é considerada a primeira aparição de um personagem fixo de quadrinhos no Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, no jornal Vida Fluminense.
Assim, hoje comemora-se 145 anos da produção nacional de histórias em quadrinhos.
As Aventuras de Nhô Quim contava a história de, claro, Nhô Quim, um caipira que se muda para a cidade do Rio de Janeiro e lidava com diversas situações que expunha os contrastes entre os costumes da época, inclusive com críticas sociais pautadas no humor, um fato que se tornaria uma tradição entre os cartunistas brasileiros ao longo dos anos.
Desde então, nosso país tem uma longa relação com os quadrinhos. A produção nacional passou por altos e baixos em seus mais diversos gêneros. Hoje, vive um momento de explosão criativa, com mais e mais obras sendo publicadas tanto por editoras quanto de maneira independente, e atraindo um público diversificado.
Seria injusto citar aqui tantos e tão importantes autores que colaboraram para o amadurecimento da nona arte no Brasil ao longo de toda sua trajetória, sem esquecer algum nome. O Universo HQ deixa então seu muito obrigado a todos que deram sua contribuição para esta fantástica, e longe de terminar, história da história em quadrinhos brasileira.
Não só aos criadores, mas também aos leitores, fãs, editoras, colecionadores, jornalistas e demais profissionais que continuam a escrever essa história.
Um bom Dia do Quadrinho Nacional. De preferência, com uma boa leitura!
As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...