quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Semana Nacional de Quadrinhos em João Pessoa

 
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, será palco da terceira edição da Semana Nacional de Quadrinhos. O evento tem início nesta terça-feira (28) e se estende até o dia 2 de fevereiro, com uma programação totalmente gratuita. A abertura será às 10h, no primeiro pavimento da Torre Mirante, com a exposição coletiva “Entre Páginas”, de autoria de desenhistas de vários lugares, composta de obras produzidas em 2013.


Na sala de audiovisual, no mesmo pavimento, será exibido “Meu vizinho Totoro”, um filme de animação do cineasta japonês Hayao Miyazaki, realizador de “A Viagem de Chihiro”. A película fala sobre duas meninas que possuem amigos imaginários grotescos, sendo um deles o tal de “Totoro” que dá nome ao filme.



À tarde, 15h, no mesmo local, será exibido o filme “Mulher Maravilha” e a noite, a partir das 18h30, “Páprica”. Este último, é um filme animado japonês de ficção científica de 2006, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Yasutaka Tsutsui, sobre uma pesquisa psicológica que usa um aparelho que permite terapeutas entrarem nos sonhos dos pacientes com o fim de ajudá-los. O filme foi dirigido por Satoshi Kon, animado pela Madhouse, e produzido e distribuído pela Sony Pictures Classics. A trilha sonora foi composta por Susumu Hirasawa. A trilha é importante por ser a primeira a usar Vocaloid e "Lola" foi usada em várias faixas.


O organizador do evento, o desenhista e quadrinista, Hausman Santos, comentou que a Semana Nacional do Quadrinho foi idealizada para informar e divulgar, de forma lúdica e inclusiva, os lançamentos e atividades da arte do desenho e quadrinho no cenário local e nacional, com uma programação diversa.


Um dos destaques da programação é a palestra com Rodrigo Bezerra, na quinta-feira (30), às 15h, com o tema “Educação Financeira – Quadrinho”. A palestra é uma parceria com o Sebrae Paraíba e é parte do HQ lançado no ano passado, em parceira com o também desenhista Miguel Rude.


O público também não pode perder filmes do Batman, Superman, Turma da Mônica e o documentário com Luzardo Alves, conhecido quadrinista paraibano, além do filme “Lanterna Verde: Primeiro Vôo”, no dia 31 de janeiro.


No sábado (1º), 15h, também na sala de audiovisual do primeiro pavimento da Torre Mirante, os amantes dos HQs terão oportunidade de assistir o documentário “Marginal” de autoria do paraibano de Patos, Shiko, considerado hoje a maior referência em quadrinhos e HQs.


No último dia do evento, domingo (2), da Semana Nacional de Quadrinhos os mestres dos quadrinhos estarão lançando suas publicações e concedendo autógrafos no primeiro pavimento da Torre. Entre os nomes de destaque estão: Ricardo Jaime (“Artbook”), William Medeiros (“Traços e Tintas”), Henrique Magalhães (“Maria Magazine”), Emir Ribeiro (“Velta”), Jack Herbert – Coffe Time (“Artbook”) e Alberto Pessoa (“Medo”).


No local, durante todo o evento, haverá stands com vendas de quadrinhos e HQs e Mangás da loja Comic House.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE QUADRINHOS


Período: 28 de janeiro até 2 de fevereiro 2014

Dia 28/01 – Terça-Feira Manhã: - Abertura da exposição ‘Entre Páginas’ - Coletânea de trabalho dos artistas de 2013 Local: 1º andar da torre mirante Hora: 10h

Filme: “Meu vizinho Totoro” Local: Sala de áudio Visual Hora: 10h

Tarde – 15h – Mulher Maravilha Local: Sala de audiovisual

Hora: 18h30 Filme: “Páprica” Local: Sala de audiovisual - Dia 29/01 – Quarta – Feira Manhã - 10h – Turma da Mônica – “Cine gibi 4” Local: Sala de áudio Visual

Tarde – 15h – “Alcides: Quadrinhos Potiguares” (Documentário) Local: Sala de áudio Visual

Noite – 18h30minh – “Batman: O cavaleiro das trevas” (parte 1) Local: Sala de áudio Visual

- Dia 30/01 – Quinta – Feira Manhã – 10h – Turma da Mônica – “O Natal de todos nós” Local: Sala de áudio Visual

Tarde – 15h – Palestra com Rodrigo Bezerra Tema: Educação Financeira – Quadrinho (Parceria com o SEBRAE) Local: Sala de áudio Visual

Noite – 18h30 – “Batman: O cavaleiro das trevas” (parte 2) Local: Sala de áudio Visual

- Dia 31/01 – Sexta- Feira Manhã – 10h – “Superman/Shazam!” Local: Sala de áudio Visual

Tarde – 15h – Documentário com Luzardo Alves (Quadrinista Paraibano) Local: Sala de audiovisual

Noite – 18h30 – “Lanterna Verde: Primeiro Vôo” Local: Sala de audiovisual

- Dia 1º/02 – Sábado Manhã – 10h – “Lanterna verde: Cavaleiros Esmeralda” Local: Sala de áudio Visual

Tarde – 15h – Documentário “Marginal” (Shiko) Local: Sala de áudio Visual

Noite – 18h – “Ghost in the Shell” Local: Sala de áudio Visual

- Dia 2/02 – Domingo - Das 15h às 18h – Lançamento de quadrinhos e Títulos (Autógrafos) Local: Hall de Exposições/1º andar da Torre Mirante

Lançamentos: Ricardo Jaime (“Artbook”), William Medeiros (“Traços e Tintas”), Henrique Magalhães (“Maria Magazine”), Emir Ribeiro (“Velta”), Jack Herbert – Coffe Time (“Artbook”) e Alberto Pessoa (“Medo”).


Via PB Agora

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...