quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Marca de Fantasia – a editora do quadrinho independente

Por Denilson Reis  - Impulso HQ
A editora Marca de Fantasia tem mostrado nos últimos anos uma quantidade de material de primeira grandeza produzido por artistas independentes. Desta forma, a editora também publica seus álbuns de forma independente e com tiragens voltadas para um público seleto. Vale a pena visitar o site da editora e buscar estas obras que serão raras num futuro bem próximo. Entre outras publicações, destaco algumas. Confiram:

Maria Magazine 3 – Neste terceiro número da revista Maria Magazine, seu editor e criador da personagem, Henrique Magalhães, compilou tiras da fase mais recente da série “Rendez-vous”, onde o personagem de destaque é Maria, uma ativista do movimento homossexual e também das minorias.
A publicação é de fevereiro de 2012 e nas palavras de Magalhães “estas tiras foram publicadas originalmente no sítio da Marca de Fantasia e podem ser consideradas como a retomada da personagem, que andava ausente das pranchetas e dos jornais”.
Além das tiras de “Rendez-vous”, desenhadas e escritas por Henrique, aparecem também na publicação os autores classificados no terceiro concurso GAG de tiras promovido pela Marca de Fantasia, cujo vencedor foi Marco Oliveira.
Katita – Maré-cheia… de Sereia - A personagem Katita, criada por Anita Costa Prado e com desenhos de Ronaldo Mendes, já faz parte da história dos quadrinhos alternativos brasileiros. A personagem é um símbolo da luta contra a homofobia no Brasil, mas não é só um discurso panfletário que encontramos na obra de Anita e Ronaldo.
Nesta nova publicação, além do tema envolvendo a homofobia, há várias tirinhas onde outros temas reflexivos são abordados. Mas Anita não esquece que seu trabalho é uma tira de humor e em todas elas ele está presente, de forma simples e direta, mesmo tratando de temas delicados.
GAG – As Melhores Tiras Humorísticas – A iniciativa da Universidade Federal da Paraíba em parceria com a Editora Marca de Fantasia em criarem um concurso de tiras humorísticas de quadrinhos só veio a reafirmar o quanto são talentosos os artistas de quadrinhos que se dedicam a produzir tiras.
A própria quantidade de inscrições (31 escritores de 17 selecionados) mostra que temos uma produção bastante constante mesmo que tenha escasseado o espaço das tiras nos jornais de grande circulação.
Os 17 selecionados – Hector Sallas (Ba), Amancio (RN), Bier (RS), Betir (MG), Daniel Linhares (SP), Denilson Albano (CE), Estevão Ribeiro (RJ), Faoza (SP), JJ Marreiro (CE), Dóro (RS), Leo Santana & Fig (PE), Lucas Lima (SP), Luyse (PB), Marcelo Schmitz (PE), Mário Latino (SP), Pedro Leite (RS), Sérgio Más (Argentina) – foram reunidos em um catálogo publicado pela Marca de Fantasia como o Volume 16 da série “Das Tiras Coração” com um álbum de 60 páginas que, além das tiras dos selecionados, traz artigo de Edgard Guimarães e texto de Henrique Magalhães.
O vencedor do concurso, Hector Salas, com a série “O Inferno são os Outros”, teve uma minibiografia publicada. Parabéns pela iniciativa!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...