terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013: os melhores quadrinhos!

Foi um grande ano para o mercado de quadrinhos, com ótimos lançamentos nos mais variados gêneros, tanto por editoras, quanto publicados de forma independente. É hora de conhecer os que mais se destacaram

Por Sidney Gusman - UHQ
Desde 2012, a lista de melhores quadrinhos do ano anterior do Universo HQ é, na verdade, um apanhado dos títulos que foram indicados mês a mês, por toda a equipe do site (para entender por quê, clique aqui), privilegiando, assim, a pluralidade.
São 30 indicados, tanto nas obras inéditas (que, pela primeira vez na história do site, traz a maioria de trabalhos brasileiros), quanto nas republicações; e você pode clicar nos links para conferir resenhas e notícias a respeito das obras. A relação das HQs é disposta em ordem alfabética, sem qualquer ranqueamento.
Os critérios na escolha foram: ser, literalmente, uma história em quadrinhos (livro ilustrado não vale) e ter sua publicação iniciada ou concluída durante o ano passado.
Um critério que trazia bastante confusão em nossas listas anteriores era o de considerar como inéditas obras que tivessem parte de histórias republicada e parte de material que nunca havia sido publicado por aqui. Para tentar “arrumar a casa”, desde 2008, passaram a ser consideradas inéditas apenas obras que tiverem mais da metade de suas páginas de HQs nunca lançadas no Brasil em formato de revista ou álbum.
Um caso à parte são algumas coletâneas de tiras. As que já haviam sido lançadas em álbum, caso de Calvin & Haroldo, entram no time das republicações. Mas as que haviam saído em jornais ou na internet, mas cujo material ainda não tinha sido completamente compilado em livro ou revista estão na lista das inéditas.
Nas republicações, só são consideradas obras que efetivamente ganharam uma nova edição e não meramente uma reimpressão.
Então, é hora de conhecer os melhores quadrinhos de 2013, na opinião da equipe do Universo HQ.
Obras inéditas
Azul é a cor mais quenteAzul é a cor mais quente
(Martins Fontes)
Chico Bento – Pavor Espaciar
Chico Bento – Pavor Espaciar
(Panini)
Macanudo 6Macanudo 6
(Zarabatana)
MaryMary
(Balão)
O azul indiferente do céu
O azul indiferente do céu
(Marca de Fantasia)
O boxeador
O boxeador
(8Inverso)
O beijo adolescente - Segunda temporada
O beijo adolescente – Segunda temporada(Cachalote)
O Monstro
O Monstro(independente)
Peter Pan - Volume 1Peter Pan – Volume 1(Nemo)
Quadrinhos A2 – Volume 3Quadrinhos A2 –
Volume 3

(independente)
Sabor BrasilisSabor Brasilis
(Zarabatana)
Surubotron!Surubotron!
(independente)
Tiki – O menino guerreiroTiki – O menino guerreiro
(Quadro a Quadro)
VizinhosVizinhos
(Cachalote)
Você é minha mãe?Você é minha mãe?
(Quadrinhos na Cia.)

Outras obras que mereceram “menção honrosa” em 2013: 100 Balas – Volume 13 – Condenados (Panini), A entediante vida de Morte Crens (independente), A gata (no blog Manual do Minotauro), A mente suja de Robert Crumb (Veneta), A narradora das neves (Nemo), As diabruras de Quick e Flupke – Volume 1 (Globo), Ascensão e queda de Big Mini (independente), Campo em branco (Quadrinhos na Cia.), Clássicos do Cinema Turma da Mônica # 36 – Coelhada para o Futuro(Panini), Cosmonauta Cosmo! (Miguilim), Estranhos no Paraíso – Santuário (HQM), Flex Mentallo(Panini), Gigantes, cuidado! (V&R), Harmatã (independente), Imperdoável – Volume Um (Devir), Morning glories – Volume 1 – Por um futuro melhor (Panini), Moschitto(independente), Nêmesis (Panini), O amuleto – A maldição do guardião da pedra (Fundamento), O Inescrito – Volume 1 – Tommy Taylor e a identidade falsa (Panini), O maravilhoso Mágico de Oz(Panini), O Mundo de Edena 2 – Os Jardins de Edena (Nemo), O quarto vivente (independente), Os mortos-vivos – Volume 10 – O que nos tornamos (HQM), Overdose Homeopática – Doses letais em tiras inofensivas (independente), Perdido e mal pago – Nerds em apuros (Gal), QUAD(independente), Remy (independente), São Paulo dos mortos (independente), Sequence Shot(independente) e Tetralogia Monstro (Nemo).
Republicações
A história de “O”
A história de “O”
(L&PM)
A queda de Murdock
A queda de Murdock
(Salvat)
A última caçada de Kraven
A última caçada de Kraven
(Salvat)
Fábulas - As 1001 noites de NeveFábulas – As 1001 noites de Neve
(Panini)
Hellboy – Edição Histórica – Volume 6 – O verme vencedorHellboy – Edição Histórica – Volume 6 – O verme vencedor
(Mythos)
Homem-Aranha – A morte de Jean DeWolffHomem-Aranha – A morte de Jean DeWolff
(Panini)
John Constantine - Hellblazer – Origens – Volume 5 – Histórias rarasJohn Constantine – Hellblazer – Origens – Volume 5 – Histórias raras
(Panini)
MarvelsMarvels
(Salvat)
Os grandes artistas da MAD – Sergio AragonésOs grandes artistas da MAD – Sergio Aragonés
(Panini)
Preacher – Volume 3 – Orgulho americanoPreacher – Volume 3 – Orgulho americano
(Panini)

Dentre as republicações do ano, também são dignas de destaque: Banner (Panini), Batman – Arquivo de casos inexplicáveis (Panini), Batman – Descanse em paz (Panini), Capitão América – Tempo esgotado (Salvat), Coleção Histórica Marvel – O Homem-Aranha (Panini), Disney Super-Heróis (Abril), Dr. Estranho & Dr. Destino – Triunfo e tormento (Panini), Dungeon Crawlers(Jambô),  Fantasmagoriana & outros contos sombrios (Nemo), Homem-Aranha 2099 – Início(Panini), Lanterna Verde – Hal Jordan – Procurado (Panini), Luluzinha – Primeiras histórias (Pixel),Monstro do Pântano – Raízes – Volume 1 (Panini), Os Supremos – Super-Humano (Salvat),Superman – Crônicas – Volume 3 (Panini) e Surpreendentes X-Men – Superdotados (Salvat).
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...