quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Quadrinistas unem história e horror em primeira graphic novel do RN

No dia 18 de janeiro, na Livraria Nobel da Avenida Salgado Filho, o selo K-Ótica vai lançar uma obra inédita no estado, que é a edição completa da graphic novel (novela gráfica, traduzida em português) “O Evangelho Segundo O Sangue”, assinada por Marcos Guerra (roteiro) e Leander Moura (ilustrações). Passando por uma Natal do século XIX, mais precisamente em 1810, o suspense conta a história do Hugo Ribeiro. O personagem teria vindo a Natal para apurar a morte da esposa. Entretanto, durante as investigações sobre o caso, presencia diversos acontecimentos sobrenaturais que estão diretamente ligados à família dele.
Para chegar ao produto final, a dupla realizou uma pesquisa sobre a história do Rio Grande do Norte naquele século. Eles tiveram a ajuda da historiadora Larissa Neves (irmã do Marcos Guerra). Também visitaram importantes pontos históricos da capital potiguar.
Eles começaram a publicar “O Evangelho Segundo O Sangue” em formato de revista. A primeira foi lançada em fevereiro de 2011 e apresentava os três primeiros capítulos. Em 2012 foi publicada a segunda edição, contendo os capítulos quatro, cinco e seis. A equipe d’O Chaplin bateu papo com os autores e discutiu sobre a ideia de fazer a primeira novela gráfica potiguar, inspirações, pesquisas e projetos para 2014.
Marcos Guerra e Leander Moura, autores de "O Evangelho Segundo o Sangue"
Marcos Guerra e Leander Moura, autores de “O Evangelho Segundo o Sangue” | Foto: Andressa Vieira
O Chapin: Como surgiu a ideia de fazer “O Evangelho Segundo O Sangue”?
Leander Moura: Estávamos na UFRN, por volta de 2009, e nós participávamos de um pequeno grupo de pretensos quadrinistas, que sonhavam em ver suas criações publicadas. A idealização desta narrativa de horror começou a tomar forma a partir de inúmeras discussões sobre quadrinhos adultos cuja temática vinha definhando: vampirismo. Assim, com o surgimento da webcomic K-Ótica, criada por Marcos, a trama “O Evangelho Segundo O Sangue” estava prestes a dar o ar da graça.
A proposta de fazer uma narrativa de horror ambientada na Natal do século XIX surgiu da necessidade de criar uma história que abarcasse ideais tipicamente regionais, porém sem abrir mão da universalidade de temas como o horror, fantasia e uma boa dose de ficção histórica. É um quadrinho de terror, fruto de muita pesquisa histórica dos elementos míticos de nossa cultura regional e uma ode ao fantástico. Em resumo, a obra nos leva a uma Natal diferente daquela que estamos acostumados a ler nos livros de história.
Marcos Guerra: Quando imaginamos as histórias épicas ou de terror, temos uma tendência quase imediata a projetar cenários dos grandes centros de produção cinematográfica ou de quadrinhos; como os Estados Unidos e o Japão. Iniciar essa história foi uma maneira de mostrar o Rio Grande do Norte como cenário de exploração criativa para um quadrinho autoral. Foi um desafio pessoal inventar uma pretensa identidade poética ao potiguar, como mestiço.
O Chapin: Inicialmente, a graphic novel era lançada em revistas contendo três capítulos. Quantas revistas foram lançadas?
Leander Moura: Lançamos duas edições. A primeira, com os capítulos um, dois e três, foi lançada em fevereiro de 2011, como umas das inúmeras revistas do projeto 1ª Edição, iniciativa criada pelo professor e artista plástico e membro do GRUPEHQ (Grupo de Pesquisa e Estudos de Histórias em Quadrinhos), Luiz Elson, juntamente com outros apoiadores. No ano seguinte, tivemos a ideia de lançar uma segunda edição de forma independente e que contemplou os capítulos quatro, cinco e seis da série. Entretanto, a saga de Hugo teve inicio na webcomic K-ótica, a qual era parte da seção de quadrinhos dentro do site de jornalismo cultural Revista Catorze, criado por Beto Leite, outro quadrinista potiguar.
O Chaplin: A publicação dessas revistas para uma graphic novel completa foi planejada?
Leander: Na verdade, a ideia de fazer a graphic novel surgiu a cada nova página produzida e com a aceitação do público por nossa narrativa. Lembro-me de mencionar a ideia de compilar toda a história num encadernado. Na época nem eu nem o roteirista Marcos Guerra acreditávamos que seria possível. Entretanto, chegamos a um ponto onde dissemos pra nós mesmos, “esta história merece ser contada numa única edição’’. Fizemos o impossível para terminá-la de forma satisfatória e finalmente concretizar a ideia de lançar a primeira graphic novel lançada no Rio Grande do Norte.
Os autores em momento descontraído na Livraria Nobel, local onde acontecerá o lançamento
Os autores em momento descontraído na Livraria Nobel, local onde acontecerá o lançamento
O Chapin: Houve uma pesquisa baseada no ambiente de Natal em 1800 e que contou com a participação da professora Larissa Neves, irmã de Marcos. Como foi feito esse estudo?
Leander Moura: Marcos Guerra e eu tivemos acesso à tese de mestrado “Natal Oitocentista e Suas Irmandades Religiosas”, da professora Larissa Neves. Ela foi responsável pela orientação durante todo o início da pesquisa e desenvolvimento do trabalho. Feito isso, fomos visitar pessoalmente alguns locais e registrar alguns objetos, como por exemplo, o Instituto Histórico e Geográfico do RN, a Fortaleza dos Reis Magos e algumas partes da velha Ribeira. Além disso, procuramos introduzir uma atmosfera específica durante toda a trajetória da trama. Por isso, também foi pertinente captar as cenas de natureza bucólica, dando ênfase na vegetação, fauna, e clima da época.
Marcos Guerra: Larissa nos cedeu de muito bom grado a sua tese, que estuda o momento no qual a história se desenvolveu. Inegavelmente, como pesquisadora da Natal Oitocentista, o século do ambiente representado na obra, foi de grande ajuda. Ela nos aconselhou bibliografias e espaços de pesquisas. Além disso, buscamos por mais informações através de livros transcritos de bibliotecas e obras de Itamar Souza e Câmara Cascudo, dentre outras.
O Chaplin: Quais artistas/quadrinistas/escritores serviram como inspiração para fazer “O Evangelho Segundo O Sangue” ?
Marcos: Da parte do roteiro, as principais influências sem dúvida se ancoraram na poesia de Garcia Lorca, Fernando Pessoa, os universos linguísticos de Guimarães Rosa e na última fase da literatura de William Butler Yeats. Entre os quadrinistas, os nomes de Alan Moore e Lourenço Mutarelli são os mais centrais para mim.
Leander: É uma lista enorme, mas para não criar uma fila quilométrica (risos) irei citar alguns que foram essenciais para ambientar visualmente nossa história de horror. Dentre os escritores posso citar: Edgar Allan Poe, J.R.R. Tolkien, Stephen King, H.P. Lovecraft, Allan Moore, Neil Gaiman e Álvaro de Azevedo. Quanto aos artistas gráficos, eis uma pequena lista: Will Eisner, John Buscema, Bernie Wrightson, Stephen Bissette, John Totleben, Tim Bradstreet, Christopher Shy, Alex Maalev, Greg Ruth, Mike Mignola, Jae Lee, Jason Shaw Alexander… Eles serviram de grande inspiração e proporcionaram soluções gráficas inestimáveis em alguns momentos da narrativa.
O Chapin: Além do “Evangelho..”, quais são outras publicações da K-Ótica para esse ano? Essas publicações manterão a mesma linha gótica de “O Evangelho Segundo O Sangue”?
Leander Moura: Sim, 2014 definitivamente será um ano de inúmeros lançamentos sob o selo K-ótica. Dentre eles podemos adiantar as obras “Condenável II”, de Marcos Guerra; “IO: a descoberta”, de Marcos Guerra e Renato Medeiros; “Lâminas”, de Marcos Guerra e Milena Azevedo; “Tempestade Mental”, de Renato Medeiros e Rodrigo Xavier e finalmente “Lovenomicon – Antologia em homenagem ao mestre do horror cósmico: H.P. Lovecraft”, idealizada por Renato Medeiros, que também contará com a minha presença e de Marcos, além de Mario Rasec. De todos os quadrinhos citados, eu acredito que Lovenomicon terá um tratamento semelhante ao feito em O Evangelho Segundo O Sangue.
O Chapin: Onde estará disponível a graphic novel para quem quiser ler e comprar?
Leander Moura: A obra completa com a saga de Hugo Ribeiro e companhia estará disponível na loja da própria K-ótica, situada na Livraria Nobel Salgado Filho, em Natal.
Marcos Guerra: Também estará à venda na banca do Via Direta, e pelo e-mail guerra.kotica@gmail.com , procedemos com envios para todo país.
SERVIÇO:
Lançamento da graphic novel “O Evangelho Segundo O Sangue”
Horário: 18h
Data: 18 de janeiro de 2014
Endereço: Livraria Nobel – Avenida Senador Salgado Filho, 1782
Valor: R$ 40

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...