quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Coisas Que Só Um Coelho Pode Te Dizer

Por Fred Tavares - Impulso HQ

Após sucesso na internet o Coelho Nero ganha sua primeira coletânea impressa
Se você acompanha quadrinhos nacionais, independentes ou não, com certeza já ouviu falar de Omar Vinõle, arte-finalista premiado conhecido por diversos trabalhos, geralmente em parceria o desenhista Laudo Ferreira Jr. O que muitos leitores não sabem é que ele é um tremendo desenhista, e agora mostra que também é um ótimo autor.
Desde a época em que produzia fanzines, no final dos anos 1990, Omar se destacava como artista com um desenho de anatomia perfeito, seguindo a linha dos quadrinhos americanos da época, com forte influência de Jim Lee e do estilo Image, porém, ao se tornar profissional, diversificou seu repertório artístico, investindo no desenho cômico, em arte-final, e principalmente em caricaturas.
Depois de anos trabalhando em vários projetos de quadrinhos, ilustração, ou de publicidade, o Coelho Nero surgiu de um desejo de produzir uma obra autoral, como o próprio artista me confidenciou: estou sempre fazendo algo para um cliente, ou arte-final para outros desenhistas, mas raramente faço algo pra mim. Como a internet é o meio mais fácil, e barato para se publicar atualmente, surgiu então o blog do Coelho Nero, onde semanalmente são publicadas as tiras do personagem.

Nero é rabugento, mal-humorado, extremamente crítico, e em seus poucos quadros, afinal uma tira é composta geralmente por três, destila seu veneno sobre os mais diversos assuntos, indo do politicamente correto, até o carnaval, sem perdão.
Assim como outros personagens de tiras cômicas também conta com uma galeria de coadjuvantes, como uma vaca bem humorada (talvez seu antagonista), outros bichos, e um amigo imaginário que os leitores entre 30 e 40 anos reconhecerão de um desenho animado que passava na TV.
Omar surpreende pelo desenho estilizado cartunesco, típico das tiras de humor, principalmente para aqueles que acompanham há anos seu trabalho, mostrando um traço moderno, bem resolvido e, acima de tudo, engraçado.
Mas é nos roteiros que ele se supera, dando voz talvez a sua própria indignação diante de tudo que acontece ao seu redor, de uma forma inimaginável, para um antigo aspirante a desenhista de super-heróis.
Inicialmente essa edição foi lançada no FIQ 2013, mas também pode ser encontrada na Gibiteria, em São Paulo, ou pela internet nos sitescoelhonero.blogspot.com.br e www.estudiobandadesenhada.com.br. Não perca tempo e dê boas risadas com o melhor do mau humor do Coelho Nero, ou será do Omar Viñole?
Leia e tire suas conclusões!
Coisas Que Só Um Coelho Pode Te DizerEditora Quadro Imaginário
Roteiro e arte: Omar Viñole
15×21 cm
16 páginas
R$ 5,00

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...